14 de dez de 2008

PROJETO KIRIKU

Consciência Negra na Escola

Apresentação

O Projeto visa implementar a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino sobre a história e cultura afro-brasileira, de maneira a combater o racismo e qualquer forma de discriminação étnico-racial.
Inicialmente será apresentado aos alunos da 1ª série 101, do Ensino Fundamental, o filme “Kiriku e a feiticeira” onde será criado um espaço de discussão acerca do estudo e análise da história e a sua relação com a África e cultura afro-brasileira buscando sensibilizar o coletivo para trabalhar a temática proposta.
O projeto proposto será desenvolvido na E. E. B. Professor Pedro Da Ré, bairro Mina do Mato, Criciúma , estado de Santa Catarina, em 2008, no período de março a novembro.

Justificativa

Devido a obrigatoriedade da implementação da Lei 10.639/03 no contexto político pedagógico das escolas e da necessidade de desconstruir as imagens, imaginários, atitudes e comportamentos instituídos, em relação à história e à cultura das classes populares e em especial a do negro, propomos a problematização e qualificação das relações étnico-raciais na Escola, de maneira a combater o racismo e qualquer forma de discriminação, promovendo a construção de uma identidade étnico-racial positiva, que valorize a presença e a influência da cultura negra na sociedade brasileira.

Objetivo Geral

Repensar sobre a contribuição real do povo negro para a sociedade brasileira, o que referenda, assim, o pluralismo racial e cultural em nosso país.

Objetivos específicos

•Criar oportunidades para que os alunos, professores, enfim, toda a comunidade escolar conheça a trajetória histórica do povo negro brasileiro na construção de sua cidadania plena;

•Instrumentalizar o aluno negro (que é maioria na escola pública), para que seja sujeito de sua própria história, enfrentando de forma crítica os desafios que lhe serão apresentados;

•Promover momentos que propiciem a elevação da auto-estima do aluno negro e, consequentemente, a construção positiva de sua identidade étnico-racial;

•Sensibilizar a comunidade escolar sobre as questões relativas ao racismo e à discriminação racial.